Instagram lança IGTV, app para vídeos mais longos, e abre disputa com YouTube para atrair criadores
- Portal G1
- 21 de jun. de 2018
- 1 min de leitura

O Instagram lançou um aplicativo novo, chamado IGTV, que exibe vídeos mais longos, de até uma hora, enquanto atualmente apenas criações com até um minuto são permitidas. Com isso, a rede mira o público do YouTube, mas não esconde que quer roubar expectadores da TV tradicional
“Hoje ainda vemos vídeos no formato da TV, o que nos faz ter que virar o celular. É época do vídeo avançar e evoluir”, disse Kevin Systrom, presidente-executivo e um dos fundadores do Instagram.
Com a mudança, o aplicativo quer incentivar que mais criadores adotem a plataforma como escoadouro para suas produções.
A novidade é o movimento mais robusto da rede social, que pertence ao Facebook, para bater de frente com o YouTube, do Google, que criou um novo mundo de influenciadores digitais — você os conhece como youtubers.
“Alguns criadores já veem o Instagram como sua casa”, diz Krieger. O executivo adicionou que os vídeos poderão ser incluídos diretamente na plataforma Watch, do Facebook.
Durante o anúncio, feito nesta quarta-feira (20), a companhia aproveitou ainda para divulgar que atingiu a marca de 1 bilhão de usuários, após oito anos de seu nascimento.
“A gente conseguiu evoluir o produto para não ser algo super específico”, disse Mike Krieger, brasileiro que, além de também ser um dos fundadores do Instagram, é diretor de engenharia do app. “Os primeiros usuários eram mais hipster mesmo."
Os vídeos mais extensos representam um salto em relação à proposta original do Instagram, que nasceu para ser um repositório de fotos sobre acontecimentos cotidianos. Quando liberou a publicação de vídeos, limitava os conteúdos a 15 segundos, mas essa barra foi ampliada para os atuais 60 segundos.
Commentaires